sexta-feira, 29 de maio de 2009

Novas medidas

  • Na madrugada de segunda-feira para terça-feira, aparentemente nasceu o quarto bebé de amazonica, digo isto pk, apareceram as cascas do ovo, mas corpo dele nem vê-lo .
  • Sinceramente não sei o que se passou, mas quando descobrir, alguma coisa vai ficar bem torcido

  • O último ovo, para o tentar salvar, meteu-se numa criadeira, não é chocadeira, mas vamos lá a ver se vai, se nascer nasceu, senão em qualquer dos modos, iria ter um triste fim como os irmãos no ninho, ao menos tentou-se, vamos lá a ver.
  • Qualquer das maneiras, já se fez umas alterações no ninhos, tanto nos cinzentos, como nos amazonica, colocou-se as câmeras de vigilância a vigiar o seu interior, assim, já se vai poder culpar alguem para a próxima asneira que aconteça (esperemos que não).
  • Na longfeather aumentou para 4 ovos galados, falta saber a outra metade, é só deixar passar mais uns dias.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Novo serviço take-away do país

É sempre bom ter amigos que nos tentam confortar das nossas tristezas, e dar apoio moral, e como podem ver esta rica imagem cedida pelo meu amigo Pedro. Tem a sua piada lolol

Enjoy

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pormenores em falta

Uma coisa que me esqueci de referir:
Após a tentativa fracassada de criação dos papagaios cinzentos (ovos partidos, e abandono), mandei fechar o ninho, quando cheguei na sexta à tarde, depois da volta habitual à passarada, reparo que a fêmea estava já um pouco dilatada, o ninho já tinha sido forrado com eucalipto, e decidi abrir o ninho. No sábado à noite, fui ver os resumos do dia da gravação das câmeras, e o que vi já me deixou contente, o macho a ser o primeiro a entrar para o ninho, e passado um pouco, ao sair, junta-se à fêmea e regurgita para ela, é um bom sinal, e de seguida enconstou-a ao canto para a galar.
Só formaram casal quando a fêmea começou a ter interesse no ninho (a dois meses atrás), antes disso estavam ainda muito agressivos um para o outro.
Pode ser que agora corra melhor, o ninho é diferente, é em L, assim diminui o risco de partir os ovos como aconteceu na postura anterior, e que não haja problemas no choco

O casal de longfeathers da linha da Jacqueline Hannes já vai com 8 ovos, e 3 deles já consegui ver que estavam galados, os 2 filhotes já os separei, agora que se desenvolvam bem, para ficarem corpulentos, e poderem ir a exposição serem avaliados, lolol. Tenciono levar ao nacional, e porque não ao mundial, concorrer contra os belgas e holandeses.
E a fêmea canela (mesma linha de longfeathers) que está junta com um portador de opalino só meteu 3 ovos e todos cheios, e tenho mais uma fêmea com ovos vazios que vai servir de ama, caso seja preciso trocar alguma cria que venham a nascer dos 8 ovos. Mais vale estar prevenido, nunca se sabe.

Quanto aos forpus juntei ao macho de forpus verde pastel malhado uma fêmea que comprei a semana passada, aceitaram-se bem e ontem coloquei-lhes o ninho, agora é esperar.

As roselas continuam de boa saúde, ficaram só 4, a mais nova morreu esmagada pelos irmãos, era demasiado pequena, nasceu demasiado tarde, já previa esse problema.

Más notícias

- Boas, este fim-de-semana acabou por se revelar uma tragédia, já não bastou a morte do amazónica na sexta, e que entretanto nasceu outro nessa tarde, hoje vou a ver o ninho, e os 2 bebés nem vê-los, não consegui ver os corpos nem nada, não sei o que se terá passado, custa-me acreditar que tenham sido os pais a devorá-los, o mais velho teria hoje 8 dias, já era um bebé crescidito. Há quem aponte a culpa para ratos, enfim já não interessa, o estrago está feito, agora é tentar esperar pelos dois ovos em falta, e assim que nascerem, retirá-los logo, não vá o diabo torcer o rabo à porca.

Continuando...

- No sábado e hoje (domingo) houve mau tempo, com direito à trovoada, verdade ou não, sempre ouvi dizer que isso estragava as criações, ou pelo ribombar, que fazia estremecer os ovos, ou a fêmea se assustar e abandonar os ovos, ficando frios (mais durante a noite creio eu), ou pelo electricidade do raio, que altera os pólos e blabla não sei explicar bem, e por isso é que há o costume de meter um prego de baixo dos ninhos das galinhas. Mas qualquer das maneiras espero que nenhuma faça realmente efeito. Já agora se alguem souber a explicação agradecia


- Os aestivas têm dois ovos, lá vai chocando, fazendo contas em principio daqui a 24 dias deve nascer o primeiro, mais dia menos dia, também não sei bem quando é que ela começou, mas partindo do principio que já esteja a 4 dias a chocar, é só esperar para ver, e parace vir mais um a caminho.



- O senegalito tá a evoluir muito bem, bastante activo, e não me larga, e como podem ver também ajuda o dono a pesquisar pela net, lol



E esta semana quero ver se arranjo tempo para vir com ele à rua, e ver como corre a sessão, claro que ainda não é para soltar, apenas para observar o mundo por assim dizer.



- E aqui um dos 4 bebés de rosela, não tive muito tempo para tirar foto a todas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tópico novo

Olá a todos,
lembrei-me de como é dificil encontrar alguma informação sobre reprodução de certas aves que nós temos hoje em dia, talvez por falta de pesquisa ou não, o que é certo, é que eu tinha certas dúvidas, e nada ou ninguem me consegui-o tirá-las, a não ser eu próprio a observar, e chegar a conclusão que seria assim, e posteriormente falar com outros criadores, então para isso, criei uma ligação extra deste blog, que podem ver ao vosso lado esquerdo, onde diz Novas secções, vou postando à medida que for terminando de escrever sobre a respectiva espécie, e claro, como eu não tenho de todas, agradecia que o pessoal que tivesse de outras espécie da qual eu não tenho e até de quem tem espécie das quais eu já tenha falado, pode adicionar também alguma informação, de maneira a tornar a informação o mais completa possível. Espero que contribuam de bom agrado.


Já agora hoje soube da triste notícia que a rosela mais pequena de todas, acabou por morrer, ficou esmagada pelos irmãos mais velhos, coisa que já vinha a temer devido à grande diferença de dias em que os ovos foram colocados, o que fez com que nascesse demasiado tarde em relação aos irmãos.

E em princípio sábado teremos novas fotos da passarada.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Iniciação do senegalito ao treino para voo livre

Oras boas, hoje comecei com treinos de chamamento para o senegalito, de inicio andava a nora, lá sabia o que era voar, ou para que era preciso, após alguma insitência lá consegui fazer alguma coisa dele, e passado algum tempo de treino, passei para a fase seguinte, colocá-lo num plano mais elevado, e ver como ele respondia, excedeu-se nunca pensei que respondesse tão rápido ao chamamento, apenas o tenho a um dia, e de ontem para hoje pude verificar muita diferença a nível comportamental. Já se revela muito curioso, próprio da espécie.
Hoje à tarde, apreveitei e fiz um pequeno vídeo com o tlm, por isso desculpem a má definição, e como era apenas eu a fazer as coisas, ficaram um pouco mal, mas melhores videos virão.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

FRESCAS E BOAS

Como tenho vindo a dizer, os amazónicas iriam nascer para a semana, e como a fêmea é agressiva, evitou-se ao máximo ir ao ninho desnecessariamente, e tal não é o meu espanto, que hoje recebo a notícia de que já lá estão 2 pequenotes, , enfim calculei mal as datas pelos vistos, mas assim sabe melhor, nascerem sem contar com eles, é outra coisa.


Aqui vai uma fotos deles, está meia tremida, não deu lá muito jeito pelos vistos lolol


E tal como havia dito ontem, aqui estão as fotos do senegal, ainda não tem nome, é um macho, quem quiser dar o contributo, à vontade.

Pequenas Novidades

Bem hoje tive novas notícias (boas), a fêmea aestiva meteu mais um ovo, sendo o total para já de 2 ovos, provavelmente poderá meter mais um, mas se ficar por aqui, e desde que estejam cheios, é o que interessa.

A amazonica continua a chocar, previsto nascimentos para a semana

As 5 roselas bebés continuam vivas e de boa saúde, se ao abrir o ninho e estiver lá o macho, ele fica muito agressivo e tenta atacar, muito mau lolol

Fêmea de longfeather já vai em 5 ovos, e os dois filhotes continuam lá dentro, quase quase a sair, espero bem que sim.

E hoje, houve uma pequena aquisição, um papagaio do senegal macho, com 60 dias +- já está desmamado, e assim que possível posterei fotos dele

terça-feira, 19 de maio de 2009

Guardiões da casa


Claro que convém ter alguma coisa a guardar, e nada melhor do que para guardar isto, um belo casal de rottweiler, com um novo sistema de sensor de movimento, uma caniche irritante lolololol

Mais passarada

Claro que os papagaios não são os únicos, também tenho de menor porte
- forpus coelestes
- agapornis roseicollis
- roselas
- caturras


deixo aqui algumas fotos de algumas das aves, depois postarei mais quando tiver mais

machos forpus, verde pastel malhado, macho verde Misty SF


cria de longfeather macho


casal de roselas (fêmea lutina, macho normal), neste momento com 5 crias


longfeather casal normal e fêmea canela


segunda cria de longfeather macho


opalino aqua


casal forpus azuis misty SF


cria de rosela do ano passado

Passarada lá da casa

Ora boas, para já vou começar por apresentar o que anda lá por casa.




-um casal de Amazona aestiva (femea aestiva aestiva x macho é cruzamento de aestiva aestiva com aestiva xanthopteryx )



















e este é o viveiro deles
neste momento estão a começar a criar, a fêmea já pôs um ovo, que partiram logo mal foi posto, e de momento já meteu o segundo, ainda inteiro, e estou a espera de mais alguns, vamos lá a ver como corre.

- Um casal de Amazona amazonica



A mais gordinha é a fêmea, o macho é o lingrinhas, de inicio pensei que ele fosse mal alimentado, e que estivesse mal, mas é mesmo assim (tal como nas pessoas, há os magrinhos e há os mais cheinhos)












e aqui o viveiro, é semelhante aos dos aestivas


Neste momento a fêmea está com 5 ovos, todos galados, está previsto começarem a nascer a partir da última semana de maio, vamos lá a ver como corre, e se nada de mau acontece.




- E claro não podia faltar, uma casalinho de cinzentos, só agora é que formaram casal, já se encontravam juntos no viveiro a quase 6 meses, sempre agressivos um para o outro, até que lá encarrilharam.






e aqui a foto do viveiro deles

Mais um bloggista

Ora boas, acabei de entrar, já a muito que eu pensava em fazer um blog, mas nunca me deu para o fazer, talvez por preguiça, talvez por querer criar um site em vez de um blog, sendo assim para começar a minha experiência, porque não começar por um blog, e depois logo se verá como irá evoluir.