segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pormenores em falta

Uma coisa que me esqueci de referir:
Após a tentativa fracassada de criação dos papagaios cinzentos (ovos partidos, e abandono), mandei fechar o ninho, quando cheguei na sexta à tarde, depois da volta habitual à passarada, reparo que a fêmea estava já um pouco dilatada, o ninho já tinha sido forrado com eucalipto, e decidi abrir o ninho. No sábado à noite, fui ver os resumos do dia da gravação das câmeras, e o que vi já me deixou contente, o macho a ser o primeiro a entrar para o ninho, e passado um pouco, ao sair, junta-se à fêmea e regurgita para ela, é um bom sinal, e de seguida enconstou-a ao canto para a galar.
Só formaram casal quando a fêmea começou a ter interesse no ninho (a dois meses atrás), antes disso estavam ainda muito agressivos um para o outro.
Pode ser que agora corra melhor, o ninho é diferente, é em L, assim diminui o risco de partir os ovos como aconteceu na postura anterior, e que não haja problemas no choco

O casal de longfeathers da linha da Jacqueline Hannes já vai com 8 ovos, e 3 deles já consegui ver que estavam galados, os 2 filhotes já os separei, agora que se desenvolvam bem, para ficarem corpulentos, e poderem ir a exposição serem avaliados, lolol. Tenciono levar ao nacional, e porque não ao mundial, concorrer contra os belgas e holandeses.
E a fêmea canela (mesma linha de longfeathers) que está junta com um portador de opalino só meteu 3 ovos e todos cheios, e tenho mais uma fêmea com ovos vazios que vai servir de ama, caso seja preciso trocar alguma cria que venham a nascer dos 8 ovos. Mais vale estar prevenido, nunca se sabe.

Quanto aos forpus juntei ao macho de forpus verde pastel malhado uma fêmea que comprei a semana passada, aceitaram-se bem e ontem coloquei-lhes o ninho, agora é esperar.

As roselas continuam de boa saúde, ficaram só 4, a mais nova morreu esmagada pelos irmãos, era demasiado pequena, nasceu demasiado tarde, já previa esse problema.

Sem comentários: