terça-feira, 19 de maio de 2009

Passarada lá da casa

Ora boas, para já vou começar por apresentar o que anda lá por casa.




-um casal de Amazona aestiva (femea aestiva aestiva x macho é cruzamento de aestiva aestiva com aestiva xanthopteryx )



















e este é o viveiro deles
neste momento estão a começar a criar, a fêmea já pôs um ovo, que partiram logo mal foi posto, e de momento já meteu o segundo, ainda inteiro, e estou a espera de mais alguns, vamos lá a ver como corre.

- Um casal de Amazona amazonica



A mais gordinha é a fêmea, o macho é o lingrinhas, de inicio pensei que ele fosse mal alimentado, e que estivesse mal, mas é mesmo assim (tal como nas pessoas, há os magrinhos e há os mais cheinhos)












e aqui o viveiro, é semelhante aos dos aestivas


Neste momento a fêmea está com 5 ovos, todos galados, está previsto começarem a nascer a partir da última semana de maio, vamos lá a ver como corre, e se nada de mau acontece.




- E claro não podia faltar, uma casalinho de cinzentos, só agora é que formaram casal, já se encontravam juntos no viveiro a quase 6 meses, sempre agressivos um para o outro, até que lá encarrilharam.






e aqui a foto do viveiro deles

4 comentários:

aves inteligentes disse...

Que engraçado, esse macho ser um cruzamento de dois amazónicos, já várias vezes me tinha perguntado se poderia ter um macho aestiva uma vez que tenho uma femea ochrocephala e lá está, também são ferteis.

mcamedjay disse...

Atenção, o macho é amazona aestiva, dentro desta espécie, existe duas subespécies, a Amazona aestiva aestiva, (caso da minha fêmea) e Amazona aestiva xanthopteryx, que no caso do meu macho, é cruzamento das duas subespécies. Para distinguir as duas subespécies, é pela dobra da asa, se reparares a fêmea aestiva tem na totalidade vermelho, nos xanthopteryx é muito mais amarelo com um pouco de vermelho residual
O que é totalmente diferente, da espécie Amazona ochrocephala, se quiser arranjar um macho, arranja no mínimo da mesma espécie ou outra subespécie.
Espero ter ajudado na tua dúvida

aves inteligentes disse...

Nem sequer estou a pensar comprar macho tão cedo, por agora as meninas chegam, mas como pretendo ter no futuro os casais, e o aestiva me agrada mais nas cores pensei nisso. Mas já agora, que subespécies de ochrocephala existem, sabes-me dizer? Obrigado

mcamedjay disse...

olá, assim de cor não sei dizer bem sem dizer erros, por isso nada melhor que te indicar um site onde demonstra todas as espécies e respectivas subespécies de amazonas

http://amazonaonline.com/TAS/modules/content/index.php?id=12